Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    UNAFE questiona a falta de critérios de remoção de Advogados da União

    A UNAFE oficiou, nesta semana, à Advocacia-Geral da União, para solicitar da Instituição informações referentes aos critérios utilizados em Edital divulgado pela AGU, que possibilita a ocupação de vagas nos órgãos centrais, de execução e consultorias jurídicas em Brasília, com remoção de Advogados da União custeada pela administração.

    No documento, a entidade solicita esclarecimento sobre os critérios utilizados no edital nº 16/2011, ante a aparente desconsideração dos mecanismos institucionais para o ordenamento das remoções dos Advogados da União.

    “Neste sentido, a própria Portaria da CGU nº 01/2011, que regulamenta o SISCON, é expressa ao prever que ‘quaisquer solicitações relativas à lotação ou ao exercício provisório de Advogados Públicos somente terão condições de admissibilidade na hipótese de estarem instruídas com os dados do SISCON, com a indicação da produtividade absoluta do órgão e a produtividade média de seus membros em exercício’”, aponta a UNAFE no documento.

    “Aparentemente, não foi utilizado qualquer critério objetivo, de modo que, por exemplo, a lotação contemplou consultorias em Ministério que possui produtividade bastante inferior a outras que não foram equitativamente contempladas”, acrescenta o documento.

    A entidade destaca ainda que a utilização do SICAU para lotação de Advogados da União em unidades do contencioso pelo País vem, há muito tempo, sendo difundida pela Instituição, e que, a Portaria contraria a sistemática de tais mecanismos institucionais. Assim, a UNAFE questiona ao Advogado-Geral da União sobre a ameaça da remoção prevista no edital nº 16/2011 ao equilíbrio do funcionamento da Instituição em todo o país.

    “Ademais, ao que tudo indica, a remoção atendeu membros lotados em UDP, em detrimento de outros que já estão lotados em Brasília e que gostariam de trabalhar nas consultorias. Com efeito, diante da carência de Advogados da União, a remoção de ofício para Brasília, com ônus para a Administração, certamente irá causar lacunas nas Procuradorias espalhadas pelo País”, cita o ofício.

    Imprensa Comunicação UNAFE
    Jornalista Responsável: Roberta Mrad
    imprensa@unafe.org.br
    (61) 3039-2803 / (61) 3202-6361 / (61) 3037-9441


    • Publicações5325
    • Seguidores9
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/unafe-questiona-a-falta-de-criterios-de-remocao-de-advogados-da-uniao/300754930

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)