Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Associado UNAFE: Participe do Conselho Fiscal da entidade biênio 2014-2016

    O Conselho Fiscal de uma associação de classe é o órgão de controle financeiro e patrimonial da entidade e, na UNAFE é composto por três membros eleitos juntamente com a Diretoria. No processo eleitoral da UNAFE, que foi iniciado no último dia 01, é necessária a candidatura aos cargos do Conselho. O Presidente do Conselho é eleito em votação interna entre os seus membros.

    Na UNAFE, segundo estatuto (Artigo 47), compete ao Conselho Fiscal: Acompanhar e Fiscalizar as contas da Diretoria, emitindo parecer conclusivo após a realização de cada auditoria; Apresentar à Assembleia-Geral parecer anual acerca das contas do exercício anterior; Fiscalizar o patrimônio da Associação; Instaurar e instruir processo para apurar irregularidades cometidas pela Diretoria ou por qualquer de seus membros contra o Patrimônio ou as finanças da Associação.

    O estatuto da UNAFE ainda prevê a possibilidade de que o Conselho possa convocar Assembleia-Geral para pedir o afastamento de qualquer dos membros da Diretoria acusados de cometer irregularidades contra as finanças ou patrimônio da Associação pelo prazo de 90 dias.

    Outro ponto importante da atuação do Conselho, segundo o estatuto, é a emissão de parecer prévio, acerca da compra, alienação de bens imóveis, bem como, sobre contratos, convênios, acordos e ajustes que extrapolem os poderes ordinários da administração, que não tenham sido autorizados previamente pela Assembleia-Geral.

    Na atual gestão da UNAFE, o Conselho Fiscal, juntamente com a Diretoria, aprovou importantes medidas a fim de dar transparência à prestação de contas da entidade. As medidas podem ser conferidas na área restrita do site da UNAFE.

    PROCESSO ELEITORAL UNAFE

    A Comissão eleitoral, responsável pela organização de todo o processo eleitoral, é formada pelos Delegados da UNAFE pelos Estados de Santa Catarina, Piauí, Paraná, Espírito Santo e Tocantins, respectivamente, Cláudio Márcio Neiva Peixoto; George Barbosa Jales de Carvalho; Suzana Gastaldi; José Guilherme Barbosa de Oliveira e Bruno César Maciel Braga.

    A nova Diretoria, o Conselho Fiscal e o Colégio de Representantes da UNAFE – Gestão 2014/2016, sejam empossados em outubro durante o 8º Encontro Nacional de Advogados Públicos Federais- ENAFE. (De acordo com Art. 54 do Estatuto da UNAFE)

    Participe ativamente da sua associação.

    • Publicações5325
    • Seguidores9
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/associado-unafe-participe-do-conselho-fiscal-da-entidade-bienio-2014-2016/133226877

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)