Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Site da Câmara dos Deputados Destaca PL2432/11

    Agência Câmara de Notícias destacou hoje o Projeto de Lei 2432/11, de autoria da UNAFE, apresentado em Setembro de 2011 pelo Deputado Wilson Filho.

    A Agência Câmara de Notícias destacou hoje, 11, o PL 2432/11, elaborado pela UNAFE e apresentado em setembro do ano passado pelo Deputado Federal Wilson Filho (PMDB-PB). A proposta, que tramita em caráter conclusivo, dispõe sobre os procedimentos do Poder Judiciário Federal para a aplicação de recursos provenientes de depósitos judiciais sob aviso à disposição da Justiça Federal, e sobre a destinação dos rendimentos líquidos auferidos dessa aplicação às instituições públicas que exercem Funções Essenciais à Justiça.

    Leia abaixo a íntegra da matéria publicada no site da Câmara dos Deputados:

    11/01/2012

    Projeto autoriza MPU, Defensoria e AGU a usar rendimento de depósitos judiciais

    Wilson Filho quer viabilizar nova fonte de recursos para a Justiça.

    A Câmara analisa o Projeto de Lei 2432/11, do deputado Wilson Filho (PMDB-PB), que autoriza o Ministério Público Federal e do Trabalho, a Defensoria Pública da União e a Advocacia-Geral da União a aplicar recursos de depósitos judiciais em bancos estatais e utilizar os rendimentos dessas operações.

    Segundo a proposta, os rendimentos desses depósitos deverão ser usados para:

    - criar fundos para modernização e reaparelhamento funcional desses órgãos, incluídas a construção e reforma de imóveis e compra de equipamentos;

    - adiantar pagamento de honorários nos casos de ações coletivas, quando o governo for o réu;

    - investir em treinamento e especialização de integrantes e servidores desses órgãos;

    - pagar honorários periciais da Fazenda Pública Federal e da Defensoria Pública da União, quando ela não tiver profissional especializado para o exame.

    O projeto divide os valores líquidos dos depósitos entre os órgãos judiciais beneficiados, de acordo com os seguintes percentuais:

    – Justiça Federal: 12,5%;

    – Justiça do Trabalho: 12,5%;

    – Ministério Público Federal: 12,5%;

    – Ministério Público do Trabalho: 12,5%;

    – Defensoria Pública da União: 25%;

    – Advocacia-Geral da União e seus órgãos vinculados: 25%

    Mercado financeiro

    Wilson Filho afirma que a medida ajudará a reduzir a escassez de recursos na Justiça. “A inexistência de regras sobre o assunto, deixa os recursos nas mãos do mercado financeiro. As partes envolvidas nos processos recebem somente a correção da poupança”, explica.

    Segundo o deputado, o projeto poderá reduzir a demanda orçamentária do Judiciário, o que viabilizará novos recursos para áreas como saúde, educação e segurança pública. O parlamentar informa que alguns estados aprovaram medidas semelhantes, mas que acabaram sendo revogadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por falhas no processo legislativo. Somente no Rio Grande do Sul, de 2003 a 2006, o mecanismo gerou R$ 626 milhões para o Judiciário local.

    Tramitação

    A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Veja a matéria direto da fonte

    Clique aqui para ver o PL

    Imprensa Comunicação UNAFE
    Jornalista Responsável: Roberta Mrad
    imprensa@unafe.org.br
    (61) 3039-2803 / (61) 3202-6361 / (61) 3037-9441


    • Publicações5325
    • Seguidores9
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/site-da-camara-dos-deputados-destaca-pl2432-11/300754943

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)